domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa - O recomeço ...

A Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É a festa cristã mais importante. A data da Páscoa muda a cada ano , a Páscoa cai sempre no primeiro domingo após a lua cheia (o pascal de Lua Cheia) após 21 de março. Se o de Lua Cheia cai em um domingo depois da Páscoa é o próximo domingo.

Mas ninguém nunca explicou muito bem o que o coelho e o ovo estavam fazendo nessa história! A Wicca, religião pagã baseada em antigas culturas místicas como os celtas, celebra a Óstara ou Eostre em homenagem à Deusa Eostre no período da Páscoa. Daí veio o nome em inglês da Páscoa (Easter). A Óstara é celebrada no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia.

A Deusa EOSTRE ...Conta a lenda que ao ver um pássaro ferido na neve, ela foi tentar ajudá-lo e o transformou em uma lebre Só que a transformação não foi completa e a lebre continuou com a habilidade de pôr ovos. Como agradecimento, a Lebre levou um de seus ovos para a deusa, que ficou tão encantada com a originalidade do presente que decretou que, a partir de então, todas as crianças do mundo ganhariam ovos nesta época. Eles eram pintados e hoje representados por ovos de chocolate !

E a carne na Sexta-feira Santa? como a Óstara comemora um renascimento, é comum se fazer um ritual de morte antes, geralmente na sexta-feira.Nesse ritual, nós morremos com nossos problemas, dores, tristezas e mágoas, entregando tudo isso para o Universo, para a Grande Mãe e o Grande Pai, e pedindo uma chance para recomeçar...

Em rituais como este, é normal que se evite comidas pesadas, como carne, pois o espírito precisa ficar mais sutil para se elevar aos planos superiores, aos nossos mestres e mentores.

Assim, wiccanos sempre estiveram envolvidos com cultos cristãos,sempre comemoraram a Páscoa e outras datas cristãs antes mesmo de saberem que essas mesmas datas nasceram das tradições pagãs.

Então independente...de religiões, sejam elas crentes, católicas, budistas, wiccas, entre outras ! Aproveitemos o momento.. para analisarmos tudo que fizemos de errado até agora, e recomeçarmos nesta segunda feira...Uma NOVA VIDA, com mais esperança, amor e doação de nossa parte ! FELIZ PÁSCOA :)

Sábado de Aleluia ! É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário