quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CHEGANDO O NATAL..

APROXIMAR-SE DO NATAL...
Impossível esquecer das festas de Natal que minha mãe fazia !!
Desde muito pequena lembro daquelas festas com a mesa enorme, onde encontrava-se Peru, Pernil, Tender que era o mais especial e inesquecível do mundo...minha avó pedindo um leitão, ai colocava na mesa um pequeno e inteirinho , com maçã na boca.. eu tinha pena e ao mesmo tempo achava lindo e adorooo até hoje a carne !! arroz vários tipos, molhos diversos, sobremesas nem se fala, tinha uma melhor que todas. Comida era uma das coisas preferidas da minha mãe, fazer e comer srsrs
A casa lotada !! primos, tios, nossa naquele dia dava pra ver como a família era enorme...eu e meus primos ficávamos olhando e imaginando quem não estaria ali no próximo ano... pode ? coisa de crianças mesmo !!! filmávamos, tirávamos fotos, comíamos, adultos enchiam a cara... no final sempre um falando demais...e sempre os mesmos.. rsrs
E cada ano que passava realmente no Natal podíamos notar, como a vida passa... alguns não estavam mais ali, novos bebês surgiam, casais novos, crianças mudando para adolescência, jovens casando... era perfeito perceber que o MUNDO GIRA...
Mais difícil foi em 2002, íamos passar o primeiro Natal, sem comemorar, sem festas, a nossa Matriarca minha mãe, estava doente, encontrava-se no hospital, até então não sabíamos ao certo seu diagnóstico, porém sabíamos que coisa fácil não seria.
Um dia antes do Natal, ela teve um ataque, não cardíaco... rsrsr e sim de raiva, dizendo que fugiria do Hospital se nós a deixássemos no Natal em um hospital... ai resolvemos cantar o médico e pedir a sua liberação.. assinamos termos, enfim responsabilizamos pela saída dela.
Mais naquele momento o melhor para ela era realmente passar o Natal em família.
Porém um dia antes do Natal, organizar uma festa... rsrs sobrou pra mim.
Fui no supermercado sai comprando o que achava, corri para casa, agora a minha !! Resolvi fazer o primeiro Natal na minha casa, convidei alguns parentes, porque outros já haviam organizado festas em suas casas, quando anteriormente falei que o nosso Natal não iria rolar !!
Na minha casa, coloquei-me a fazer as comidas, nossa que responsabilidade ! mais minha mãe estava na cozinha ao meu lado sentadinha ordenando e reclamando, dizendo que estava errado rsrs Mais tudo bem fizemos o melhor !!
Arrumei a casa, e estávamos prontas a fazer nosso PRIMEIRO E TALVEZ ÚLTIMO grande Natal !! Comemos, bebemos pouco, pois a chefe da torcida era minha mãe e essa não poderia beber.. a meia noite fizemos um círculo de mãos dadas e rezamos, acredito que todos ali pediam para a saúde de minha mãe, mais tenho certeza que ela pedia pela nossa.
Demos os presentes, comprei á ela o perfume ANGEL que ela tanto adorava, ela me abraçou forte, chorou em meus braços, e eu senti ali um aperto no coração, uma falta de poder, e sabia que estava sendo nosso último abraço e Natal juntas.
A noite acabou... a ansiedade em todos estava aumentando.. e minha mãe insistia em pedir para ficar até o ano novo !! e lá se foi mais um pedido realizado.. eu vi nos olhos dela, a dor, o sofrimento que ela estava passando e falava sempre estou ótima !!
ano novo.... passou e claro nossos pedidos ela para que ela ficasse realmente ótima e ficasse entre nós !!
Logo veio o resultado dos exames.. Câncer no Pancrêas... 3 meses de vida !! foi internada em Sp e lá não saiu mais.. quando voltou pra Santos, já não estava mais entre nós, dia 21 março 2003 !
O Natal passou a ser na minha casa, com menos parentes, porém todo ano meu pedido de Natal é que onde ela esteja, que ajude a gente por aqui, tenha muita luz e brilho e não perca aquele sorriso que ensinou a gente a ter nos lábios !!
Mãe..deixou nossa família por aqui..estamos seguindo nossa caminhada e sabendo que algum dia todos nós nos encontraremos para mais um grande abraço. A falta é dura de encarar, todo dia lembro de você por inúmeras situações, sonhos, são eles que me fazem ficar um pouco mais perto de você e de minhas avós, que também tenho certeza que estão aí bem pertinho, fofocando, jogando uma partida de buraco de tarde com cafézinho e bolinho de chuva...aí que saudades...Uma lembrança triste, mais uma lição de vida, onde tantas pessoas desperdiçam suas próprias vidas e de outros, enquanto você lutou bravamente em exatos 3 meses !!
Morreu sem ter a certeza que estava morrendo,pois mesmo vendo e sentindo seu corpo apodrecer..sua alma estava ali firme e forte querendo ficar mais como neste universo as coisas funcionam assim o corpo alguma hora para, envelhece, parte e nossa alma essa sim não parte nunca..não envelhece..nunca apodrece cada dia que passa ela enobrece, fortifica, fica mais bela, maior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário